segunda-feira, 31 de maio de 2010

HÁBITOS E ESTATÍSCAS DE LEITURA

Vídeo de uma entrevista com Wendy Griswold, da Universidade de Northwestern nos Estados Unidos da América. Wendy Griswold, neste vídeo, fala sobre hábitos e estatísticas de leitura.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

V ENCONTRO OEIRAS A LER


Nos dias 20 e 21 de Maio de 2010 decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras o V Encontro Oeiras a Ler, onde se debateu a expansão do conhecimento e as novas modalidades de aprendizagem.

Aqui fica o programa deste Encontro:

20 de Maio

09.30 Recepção e entrega da documentação

10.00 Sessão de abertura

10:30 Sheila Webber (Universidade de Sheffield – Reino Unido)
"Information Literacy for the 21st Century Life"

Moderador: José Mário Silva

11.30 Mette Kirkegaard Jensen (Biblioteca Pública de Aarhus - Dinamarca)
“Family Play’s / Children Interactive Library”

Moderador: José Mário Silva

12.30 Debate

13.00 Almoço

14.30 Luís Pereira (Universidade do Minho - Portugal)
Contributos dos videojogos para a literacia dos media

Moderador: Mafalda Lopes da Costa

15.30 Pausa para café

16.00 António Navarro, Maria José Amândio (RBMO – Portugal)
Apresentação do projecto “Oeiras Internet Challenge”

Moderador: Mafalda Lopes da Costa

17.00 Debate


21 de Maio

10:00 Workshop A – Teresa Silveira
Born Digital: os novos leitores

10.00 Workshop B – Ana Fontoura Pires
Ferramentas 2.0 para Ideias 2.0

10.00 Workshop C – João Correia de Freitas
Redes educacionais

13.00 Almoço

14.30 Patrícia Gouveia (Universidade Lusófona - Portugal)
Literacia dos media e artes digitais

Moderador: Carlos Pinto Coelho

15.30 Pausa para café

16.00 Juan Mata (Universidade de Granada - Espanha)
Del teclado a los ojos: nuevos caminos para viejos sueños

Moderador: Carlos Pinto Coelho

17.00 Debate

17.30 Sara Pereira (Universidade do Minho)
Apresentação das conclusões

18.15 Encerramento

E para quem não pode estar presente aqui pode assistir à apresentação da Professora do Departamento de Estudos da Informação da Universidade de Sheffield, Sheila Webber:




Também pode espreitar o blog de Sheila Webber aqui

sábado, 22 de maio de 2010

ENCONTRO EM TORNO DA LEITURA III

O Encontro em Torno da Leitura III, cujo tema este ano é “O que não há de novo na literatura infantil”, conta com a presença dos escritores e ilustradores, José Jorge Letria, Pedro Seromenho, Afonso Cruz e Paulo Condessa, a realizar no Auditório da DREA no dia 2 de Junho pelas 15horas.


Programa:

15:00 – Sessão de Abertura pelo Sr. Director Regional, Director de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar e a Senhora Vereadora da Cultura e Educação.

15:15 – Início da Tertúlia “O que não há de novo na literatura infantil…”, moderada pela Vereadora da Cultura e Educação com os escritores e ilustradores convidados, José Jorge Letria, Pedro Seromenho e Afonso Cruz.

16:30 – Pausa para café

17:00 – Paulo Condessa – O QUE FAZ FALTA É! ANIMAR A MALTA

(três paradoxos: o adulto-criança, a escrita-leitura e a razão-sensação)

18:00 – Encerramento

18:30 – Participação dos convidados na Feira do Livro promovida pela Câmara Municipal de Évora (Praça 1.º Maio) com Sessão de Autógrafos.


As inscrições estão desde já abertas e devem ser formalizadas até ao dia 31 de Maio com a indicação do Nome, Escola e Função, sendo enviadas para um dos seguintes e-mails:

fatima.bonzinho@dreale.min-edu.pt


sábado, 15 de maio de 2010

quinta-feira, 13 de maio de 2010

LITERACIA DA INFORMAÇÃO


O que é a Literacia de informação?

A literacia de informação é um conjunto de competências de aprendizagem e pensamento crítico necessárias para aceder, avaliar, e usar a informação de forma eficiente. Estudantes com elevada literacia de informação têm a capacidade não só de navegar por uma grande variedade de sistemas de pesquisa de informação, mas também avaliá-los e seleccioná-los. Compreendem como a informação está organizada, o que pode facilitar a sua forma de encontrar a informação.

O pensamento crítico e as competências analíticas também ajudam os alunos ao nível das capacidades cognitivas necessárias para a avaliação e utilização da informação em qualquer altura das suas vidas.

Aprender a aprender está no cerne da literacia de informação, o que em última análise incrementa o sentido da descoberta, o espírito inquisitivo e o gosto pela aprendizagem ao longo da vida.

Porque é que a literacia de informação é importante para mim e para os meus alunos?

Alunos com competências de informação estão melhor preparados para realizar pesquisas eficientes e eficazes, algo que terá consequências na produção de trabalhos e relatórios de maior qualidade.

A literacia de informação promove a integridade académica e a investigação.

Porque devo usar tempo das minhas aulas a falar sobre literacia de informação?

Reservar algum tempo das suas aulas para falar sobre literacia de informação será extremamente positivo, pois alertará os alunos para uma série de situações garantindo-lhes um nível básico de formação ao nível da localização, selecção e utilização da informação académica e científica.
Para além disso, os alunos vão beneficiar de uma formação base que lhes desmitificará as bibliotecas e os recursos de informação e que lhes fornecerá competências práticas e conhecimentos que poderão aplicar nos seus trabalhos. Este método poderá ajudar os seus alunos a gastarem mais tempo a analisar a informação do que à sua procura.

Como é que as minhas aulas podem beneficiar com a literacia de informação?

No cerne da literacia de informação está uma utilização inteligente da informação.
Através da formação em literacia de informação, os alunos:
•Ficarão mais autónomos nas pesquisas e na avaliação dos recursos de informação
•Desenvolverão a capacidade de desenvolver um pensamento crítico sobre a informação que encontram
•Desenvolverão trabalhos com maior grau de autoridade e incluindo recursos relevantes
•Familiarizar-se-ão com as questões éticas e legais que envolvem a informação
Através de uma formação eficiente em literacia de informação, o risco de plágio diminui e a confiança dos alunos nas suas capacidades de utilizar recursos de informação aumenta. Tal pode resultar em trabalhos de maior qualidade e numa participação mais activa nas aulas, assim como uma melhor integração entre os materiais das aulas e as várias fontes de informação.

retirado de:
http://www.b-on.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=199&Itemid=19&lang=pt

quarta-feira, 12 de maio de 2010

BIBLIOTECA DO CONHECIMENTO ONLINE

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) é um espaço virtual que reúne as principais revistas internacionais, disponibilizando aos utilizadores um vasto leque de artigos online, nas mais diversas áreas do conhecimento.



Para mais informações aceda http://www.b-on.pt

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CENTRO DE ARTES E CULTURA DE PONTE DE SOR

Aqui deixo o folheto das actividades culturais agendadas para o mês de Maio no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor - CONHECIMENTO E ARTE EM PERFEITA HARMONIA

segunda-feira, 3 de maio de 2010

"O CONTADOR DE HISTÓRIAS"



'O Contador de Histórias', filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, é a história de como o afecto pode transformar a realidade. Roberto, o mais novo entre dez irmãos, desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes. Aos 6 anos, o menino cheio de imaginação é deixado pela mãe numa entidade estatal recém criada pelo governo. Ela acredita estar, assim, garantindo um futuro melhor para o seu filho. A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV e Roberto, aos poucos, perde a esperança. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como irrecuperável, nas palavras da directora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o seu objecto de estudo, tenta aproximar-se dele. O garoto em princípio mostra-se relutante, mas, depois de uma experiência traumática, procura abrigo na casa de Margherit. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que põe em questão a descrença de Roberto no seu futuro e desafiará Margherit a manter as suas convicções. 'O Contador de Histórias' foi filmado em Belo Horizonte, São Paulo, Paulinia e Portugal. A atriz franco -portuguesa Maria de Medeiros ('Pulp Fiction', 'Henry & June', 'Capitães de Abril') interpreta Margherit. Roberto Carlos é interpretado pelos actores Marco Ribeiro (6 anos), Paulinho Mendes (13 anos) e Clayton Santos (20 anos). Denise Fraga assina a produção com Francisco Ramalho Jr.
Estreia a 7 de Agosto nos cinemas.