
Nelson Zagalo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho apresentará no primeiro dia dos Encontros Li, Sexta-feira 9 de Julho, a conferência: "Livros que nos envolvem outra vez".
Resumo:
A imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidos atrás de um virar de página. Um bom livro tem a enorme capacidade de corresponder à curiosidade infantil, promover a sua criatividade e alimentar a imaginação. É desde tenra idade que as crianças crescem para os prazeres da leitura, proporcionando uma base forte para a sua educação, à medida que crescem. Existem, no entanto, imensas outras actividades que são mais imediatas e mais gratificantes a curto prazo, nomeadamente, televisão, internet ou os jogos de computador.
Nos últimos anos, os livros escolares têm crescido em termos de interactividade. Empresas como a LeapFrog fornecem livros com áudio integrado que falam quando as crianças os manuseiam. Neste sentido vamos apresentar um novo conceito de livro que reúne a narrativa com jogos interactivos. Vamos abordar uma noção mais completa do que pode ser uma experiência interactiva e exploratória através do uso da conexão do livro com o computador e dos novos mundos narrativos permitidos por esta nova abordagem do livro.
A imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidos atrás de um virar de página. Um bom livro tem a enorme capacidade de corresponder à curiosidade infantil, promover a sua criatividade e alimentar a imaginação. É desde tenra idade que as crianças crescem para os prazeres da leitura, proporcionando uma base forte para a sua educação, à medida que crescem. Existem, no entanto, imensas outras actividades que são mais imediatas e mais gratificantes a curto prazo, nomeadamente, televisão, internet ou os jogos de computador.
Nos últimos anos, os livros escolares têm crescido em termos de interactividade. Empresas como a LeapFrog fornecem livros com áudio integrado que falam quando as crianças os manuseiam. Neste sentido vamos apresentar um novo conceito de livro que reúne a narrativa com jogos interactivos. Vamos abordar uma noção mais completa do que pode ser uma experiência interactiva e exploratória através do uso da conexão do livro com o computador e dos novos mundos narrativos permitidos por esta nova abordagem do livro.
Nelson Zagalo é Professor Auxiliar na Universidade do Minho (UM). Realizou o doutoramento em Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro sobre paradigmas de interacção em ambientes virtuais. É actualmente o responsável pelas áreas lectivas de Audiovisual e Multimédia do Departamento de Ciências da Comunicação da UM e pertence à comissão directiva do Mestrado em Tecnologia e Arte Digital da UM. É responsável pelo grupo de investigação em Media Interactivos do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UM. É co-director do Laboratório EngageLab do Centro de Computação Gráfica da UM. E é ainda presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. Possui mais de trinta publicações com arbitragem científica nas áreas das ciências dos videojogos, cinema, emoção e narrativas interactivas. Foi membro da Comissão Científica do projecto europeu INSCAPE (FP6-IP-2004-004150) e presidiu às conferências científicas: ZON Digital Games 2008; Slactions 2009 - International Conference on Research in the Second Life® World; ICIDS 2009 - 2nd International Conference on Interactive Digital Storytelling.
Mais informações clique aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário