

Toda a gente tem livros em casa, grande parte dos quais estão arrumados na estante para nunca mais serem utilizados.
O livro é um objecto de arte e cultura, escrito para circular, ser divulgado e lido. Deste objectivo nasceu o projecto Winkingbooks*, agora desenvolvido no site www.winkingbooks.com
Os utilizadores registados podem aqui disponibilizar o manancial de livros (romances, manuais escolares, etc.) que possua em casa e do qual queira prescindir, com vista a cumprir solicitações de outros utilizadores, e a obter por outro lado livros que ainda não leu.
Na verdade, o site Winkingbooks pretende constituir um canal alternativo a qualquer leitor. Quem concebeu esta ideia continua a comprar livros, a obter livros de empréstimo nas bibliotecas, a ouvir audio-livros, a ler e-books, etc.
* Winking – que pestaneja, que pisca o olho
O nome escolhido para o projecto sugere a ideia dos livros “adormecidos” na estante a piscarem o olho ao seu dono para que este os faça circular, lhes dê vida, lhes retire o pó que os envolve nas prateleiras, e os envie a quem ainda não os leu.
A plataforma www.winkingbooks.com permite que após um registo gratuito cada utilizador crie o seu inventário de livros que já não quer, obtendo com isso pontos para trocar por livros do seu interesse. Quando alguém (destinatário) lhe pede um livro, você (remetente) envia-lho por correio a seu cargo, havendo uma troca de livros por pontos. Posteriormente, você passará a destinatário quando pedir um livro a alguém, trocando neste caso pontos por livros, recebendo o livro em sua casa, de graça.
Permite-se assim que a comunidade Winkingbooks leia mais livros por valores simbólicos, constituindo este projecto uma prestação de serviço de leitura a todos os que quiserem ler mais, por muito menos!
Autores, editoras e as vendas
O projecto Winkingbooks não prejudica de modo algum os autores e as editoras. Na verdade, muitos destes são fãs da partilha de livros, nomeadamente através de Bookcrossing. Todos eles se aperceberam do valor paradoxal no encorajamento da partilha de livros, que implica em mais vendas, unicamente pelo facto dos comentários sobre os livros chegarem a mais leitores através da partilha.
Respeito pelo meio-ambiente
A troca de livros é amiga do ambiente. De acordo com a Greenpeace, uma árvore produz em média 24 livros, o que significa que com duas dúzias de trocas ter-se-á poupado uma árvore. A participação na troca de livros poupa ainda tinta, deixando uma pegada ambiental menor do que a da impressão de um livro.
GRANDE IDEIA!!
retirado daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário